terça-feira, 2 de novembro de 2010

Dia 2 de novembro - Dia de Finados

O dia de finados é celebrado por cristãos há muitos anos. Desde o 1° século estes já rezavam pelos seus mortos, mas foi a partir do século V que a Igreja Católica dedicou um dia do ano para rezar por todos os mortos e a partir do século XIII esse ritual é celebrado no dia 2 de novembro, isso porque no dia 1° de novembro é o dia dedicado a todos os santos (canonizados ou não canonizados).

O que se pode observar na prática é que a cada ano o dia de finados se apresenta como um simples feriado, onde as pessoas aproveitam para realizar diversas outras práticas que não a visita ou homenagem, ou ainda, oração pelos seus mortos. Mas com certeza outra grande parte da sociedade ainda se dedica a esse feriado como algo primordial, fazendo visita aos túmulos, celebrando a missa em memória dos seus entes queridos e fazendo algo de suma importância, lembrando daquelas amadas pessoas que enquanto aqui estavam nos proporcionaram tantas alegrias.

A postagem de hoje é uma homenagem a duas pessoas queridas. Meu pai Cícero, que se foi em agosto de 2010, e a minha irmã Ilma, que se foi em agosto de 2009. A vocês o meu carinho, o meu afeto e o meu amor. Saibam que independente do dia de finados vocês são sempre lembrados.

Um forte abraço a todos, principalmente àqueles que hoje também se recordam de entes queridos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário