terça-feira, 11 de janeiro de 2011

Novo cartão do Registro de Identidade Civil (RIC)


Com o avanço da tecnologia, hoje já é possível que o cidadão possua um único registro de identidade civil, válidos para brasileiros natos e naturalizados. Essa é a ideia gerada INI – Instituto Nacional de Identificação da Policia Federal e ocorrerá com a implantação do AFIS (Sigla em inglês do Sistema Automático de Identificação de Impressões Digitais) e a criação da nova carteira de identidade.
A nova identidade é um cartão magnético com impressão digital e chip eletrônico e incluirá nome, sexo, data de nascimento, foto, filiação, naturalidade, assinatura, impressão digital do indicador direito, órgão emissor, local e data de expedição e de validade. Obrigatoriamente, o documento deve registrar RG e CPF, mas dados como carteira de habilitação e título de eleitor podem constar, mas de forma opcional. O novo documento de identidade vai ter o tamanho de um cartão de crédito e a maior novidade é o chip, que armazena todas as informações da pessoa e também as impressões digitais. 
O projeto piloto, acontece a partir do dia 17 de janeiro de 2011, serão produzidos 2 milhões de cartões, a ser distribuídos em Brasília, Rio, Salvador, Hidrolândia (GO), Ilha de Itamaracá (PE), Nísia Floresta (RN) e Rio Sono (TO). A proposta é que, em nove anos todos os brasileiros tenham o novo registro, que vai acabar com o problema de homônimos (pessoas que têm o mesmo nome e números de registro diferentes), e principalmente com as fraudes.
Mas não se preocupe, a mudança ocorrerá aos poucos e todos serão informados quando isto acontecer em seu município. Todos informados?

Um forte abraço !!

Nenhum comentário:

Postar um comentário